domingo, 25 de outubro de 2015

Benefícios do xadrez para a terceira idade.

xadrez
Com o crescimento da população idosa no Brasil, é necessário buscar alternativas de atividades que estimulem o grupo da terceira idade a se manter ativos, trabalhando capacidades que os ajudem no desenvolvimento da concentração, raciocínio, autocontrole,objetividade, entre outros, melhorando assim a auto estima e a qualidade de vida.
Neste sentido, o xadrez se transforma em uma excelente ferramenta, uma vez que ativa áreas mentais importantes e estimula a capacidade cognitiva do idoso de várias formas: melhora sua concentração, seqüência do pensamento, atenção e a capacidade de fazer escolhas. Portanto, o xadrez, é um importante recurso que reúne componentes educativos importantíssimos, como concentração, a paciência, a criatividade, atenção, entre outros, que podem contribuir para a qualidade de vida do idoso.
De acordo com o artigo científico “Xadrez para maturidade como terapia ocupacional”, de Elias Vidal Bezerra Junior, da Universidade Federal de Pernambuco, o xadrez está sendo também usado como terapia ocupacional para adultos e pessoas da terceira idade.
Segundo o estudo, quando a pessoa joga  xadrez, ela está desenvolvendo a coordenação motora estática. Ao concentrar, o indivíduo consegue um estado  de relaxamento das estruturas cerebrais. Ao mesmo tempo, estimula  áreas mentais que ajudam no desenvolvimento da memória, paciência, autocontrole, criatividade, raciocínio lógico, espírito de decisão, entre outros. ” Uma mente saudável traz benefícios ao nosso corpo e consequentemente à nossa vida”, afima o estudiosos em seu artigo.
Com tantos benefícios, vale a pena limpar o pó daquele tabuleiro guardado há anos e começar a exercitar a mente! Para dar um pontapé inicial, nada melhor do que um bom exemplo com uma dose extra de humor! Geri`s Game é um curta metragem produzido pela Pixar. O filme mostra um velhinho jogador de xadrez que, na falta de um parceiro, lança o desafio do jogo contra ele mesmo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário